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O que é  o microbioma?

Imagine uma cidade movimentada em uma manhã de segunda a sexta, as calçadas inundadas de pessoas correndo para chegar ao trabalho ou a compromissos. Agora imagine isso em um nível microscópico e você terá uma ideia de como o microbioma se parece dentro de nossos corpos, consistindo em trilhões de microorganismos (também chamados de microbiota ou micróbios) de milhares de espécies diferentes. Isso inclui não apenas bactérias, mas fungos, parasitas e vírus. Em uma pessoa saudável, esses microorganismos coexistem pacificamente, com o maior número encontrado no intestino delgado e grosso, mas também em todo o corpo. O microbioma é até rotulado como um órgão de apoio, porque desempenha muitos papéis-chave na promoção das operações diárias do corpo humano.

Cada pessoa tem uma rede totalmente exclusiva de microbiota que é originalmente determinada pelo DNA. Uma pessoa é exposta primeiro a microrganismos quando bebê, durante o parto, no canal do parto e através do leite materno. Os tipos de microorganismos que os bebês estão expostos, depende das espécies encontradas na mãe.

Posteriormente, exposições ambientais e dietas podem mudar o microbioma e ser benéfico à saúde ou colocar o organismo em risco de doenças.

O microbioma consiste em micróbios úteis e potencialmente prejudiciais. A maioria é simbiótica (onde o corpo humano e a microbiota se beneficiam) e alguns, em menor número, são patogênicos (promovendo doenças). Em um corpo saudável, a microbiota patogênica e simbiótica coexiste sem problemas. Mas se houver um distúrbio nesse equilíbrio - causado por doenças infecciosas, certas dietas ou o uso prolongado de antibióticos ou outros medicamentos destruidores de bactérias - a disbiose ocorre, interrompendo essas interações normais. Como resultado, o corpo pode se tornar mais suscetível a doenças.

 

Como a microbiota beneficia o corpo?

A microbiota estimula o sistema imunológico, decompõe compostos alimentares potencialmente tóxicos e sintetiza certas vitaminas e aminoácidos, incluindo as vitaminas B e vitamina K. Por exemplo, as principais enzimas necessárias para formar a vitamina B12 são encontradas apenas em bactérias, não em plantas e animais.

Açúcares como  o refinado e a lactose (açúcar do leite) são rapidamente absorvidos na parte superior do intestino delgado, mas carboidratos mais complexos, como amidos e fibras, não são tão facilmente digeridos e podem viajar até o intestino grosso. Lá, a microbiota ajuda a quebrar esses compostos com suas enzimas digestivas. A fermentação de fibras indigestíveis causa a produção de Ácidos Graxos de Cadeia Curta (SCFA) que podem ser usados ??pelo organismo como fonte de nutrientes, mas também desempenham um papel importante na função muscular e possivelmente na prevenção de doenças crônicas, incluindo certos tipos de câncer e distúrbios intestinais. Estudos clínicos mostraram que o SCFA pode ser útil no tratamento de colite ulcerosa, doença de Crohn e diarréia associada a antibióticos.

A microbiota de uma pessoa saudável também fornecerá proteção contra organismos patogênicos que entram no corpo, através de água ou comida contaminada.

Grandes famílias de bactérias encontradas no intestino humano incluem Prevotella, Ruminococcus, Bacteroides e Firmicutes. No cólon, em um ambiente com pouco oxigênio, você encontrará as bactérias anaeróbicas Peptostreptococcus, Bifidobacterium, Lactobacillus e Clostridium.

Acredita-se que esses micróbios previnam o crescimento excessivo de bactérias nocivas, competindo por nutrientes e locais de fixação às membranas mucosas do intestino, um importante local de atividade imune e produção de proteínas antimicrobianas.

 

O papel dos probióticos

Se a microbiota é tão vital para a nossa saúde, como podemos garantir que temos o suficiente ou os tipos certos?  Você pode estar familiarizado com probióticos ou talvez já os esteja usando. Esses são alimentos que contêm naturalmente microbiota ou suplementam pílulas que contêm bactérias ativas vivas - anunciadas para promover a saúde digestiva.

 As vendas de suplementos probióticos excederam US $ 35 bilhões em 2015, com um aumento projetado para US $ 65 bilhões até 2024. Se você acredita nas alegações de saúde ou pensa que são mais um golpe, elas formam uma indústria multibilionária que está evoluindo rapidamente em conjunto com pesquisas emergentes.

O Dr. Allan Walker, professor de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard Chan e da Escola de Medicina de Harvard, acredita que, embora a pesquisa publicada seja conflitante, há situações específicas em que os suplementos probióticos podem ser úteis. "Os probióticos podem ser mais eficazes nos dois extremos da faixa etária, porque é quando seus micróbios não são tão robustos quanto normalmente", explica Walker. "Você pode influenciar esse processo imenso de colonização bacteriana de maneira mais eficaz com probióticos durante esses períodos. "Ele também observa situações de estresse no corpo em que os probióticos podem ser úteis, como reduzir a gravidade da diarréia após a exposição a patógenos ou reabastecer bactérias normais no organismo (intestino) após um paciente usar antibióticos. Ainda assim, Walker enfatiza que "essas são todas as circunstâncias em que há uma interrupção do equilíbrio no intestino. Se você está lidando com um adulto saudável ou uma criança mais velha que não toma antibióticos, não acho que dar probióticos seja tão eficaz para ajudar a saúde em geral".

Como os probióticos se enquadram na categoria de suplementos e não de alimentos, eles não são regulamentados pela Food and Drug Administration nos EUA. Isso significa que, a menos que a empresa de suplementos divulgue voluntariamente informações sobre qualidade, como carregar o selo USP (Convenção Farmacopéia dos EUA) que fornece padrões de qualidade e pureza, uma pílula probiótica pode não conter as quantidades listadas no rótulo ou até garantir que as bactérias estejam vivas e ativas no momento do uso.

 

 

A dieta pode afetar a microbiota de alguém?

Além dos genes da família, do ambiente e do uso de medicamentos, a dieta desempenha um papel importante na determinação de quais tipos de microbiota vivem no cólon. Todos esses fatores criam um microbioma exclusivo de pessoa para pessoa. Uma dieta rica em fibras afeta, em particular, o tipo e a quantidade de microbiota no intestino. A fibra alimentar só pode ser decomposta e fermentada por enzimas da microbiota que vivem no cólon. Os ácidos graxos de cadeia curta (SCFA) são liberados como resultado da fermentação. Isso diminui o pH do cólon, que por sua vez determina o tipo de microbiota presente que sobreviveria nesse ambiente ácido. O pH mais baixo limita o crescimento de algumas bactérias nocivas como o Clostridium difficile. Pesquisas crescentes sobre o SCFA exploram seus amplos efeitos na saúde, incluindo o estímulo da atividade das células imunes e a manutenção dos níveis normais de glicose e colesterol no sangue. Os alimentos que suportam níveis aumentados de SCFA são carboidratos e fibras não digeríveis, como inulina, amidos resistentes, gomas, pectinas e frutooligossacarídeos. Essas fibras são às vezes chamadas de prebióticos porque alimentam nossa microbiota benéfica. Embora existam suplementos que contenham fibras prebióticas, existem muitos alimentos saudáveis ??que contêm naturalmente prebióticos. As quantidades mais altas são encontradas nas versões brutas dos seguintes alimentos: alho, cebola, alho-poró, aspargo, alcachofra de Jerusalém, bananas e algas marinhas. Em geral, frutas, vegetais, feijões e grãos integrais, como trigo, aveia e cevada, são boas fontes de fibras prebióticas.

Esteja ciente de que uma alta ingestão de alimentos prebióticos, especialmente se introduzidos de repente, pode aumentar a produção de gases (flatulência) e inchaço. Indivíduos com sensibilidade gastrointestinal, como a síndrome do intestino irritável, devem introduzir esses alimentos em pequenas quantidades para avaliar primeiro a tolerância. Com o uso continuado, a tolerância pode melhorar com menos efeitos colaterais.

Se alguém não tem sensibilidade alimentar, é importante implementar gradualmente uma dieta rica em fibras, porque uma dieta pobre em fibras pode não apenas reduzir a quantidade de microbiota benéfica, mas também aumentar o crescimento de bactérias patogênicas que prosperam em um ambiente ácido mais baixo.

Os alimentos probióticos contêm microbiota viva benéfica que pode alterar ainda mais o microbioma. Isso inclui alimentos fermentados como:  kefir, iogurte com culturas ativas vivas, legumes em conserva, tempeh, chá de kombucha, kimchi, missô e chucrute.

 

Áreas de pesquisas futuras:

O microbioma é um ambiente dinâmico, onde a abundância relativa de espécies pode flutuar diariamente, semanalmente e mensalmente, dependendo da dieta, medicação, exercício e uma série de outras exposições ambientais. No entanto, os cientistas ainda estão nos estágios iniciais de compreensão do amplo papel do microbioma na saúde e a extensão dos problemas que podem ocorrer a partir de uma interrupção nas interações normais entre o microbioma e seu hospedeiro.

 

Alguns tópicos atuais de pesquisa:

  • Como o microbioma e seus metabólitos (substâncias produzidas pelo metabolismo) influenciam a saúde e as doenças humanas.
  • Quais fatores influenciam a estrutura e o equilíbrio do microbioma de uma pessoa.
  • O desenvolvimento de probióticos como alimento funcional e abordando questões regulatórias.

 

Áreas de interesse específicas:

  • Fatores que afetam o microbioma de mulheres grávidas, lactentes e a população pediátrica.
  • Manipular micróbios para resistir a doenças e responder melhor aos tratamentos.
  • Diferenças no microbioma entre indivíduos saudáveis ??e aqueles com doenças crônicas, como diabetes, doenças gastrointestinais, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.
  • Desenvolvimento de biomarcadores de diagnóstico a partir do microbioma para identificar doenças antes que elas se desenvolvam.
  • Alteração do microbioma através do transplante de micróbios entre indivíduos (por exemplo, transplante fecal).

 

Traduzido por Dra. Caroline Aquino Vieira de Lamare Paula, Médica Patologista Clínica – CRM-MT 7.129

Referência Bibliográfica

 

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